Evento
O Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) da Universidade de Goiás (UFG) realiza entre os dias 31 de outubro, 3 e 4 de novembro de 2025, a 22° edição do Seminário de Patologia Tropical e Saúde Pública. O evento, já consolidado no calendário acadêmico e científico, promove um espaço de diálogo e integração entre diferentes áreas do conhecimento. Para este ano a temática vislumbra a discussão sobre: "Caminhos da Ciência: Saúde, Inovação e Compromisso Social".
O processo científico é uma busca contínua pela verdade, por meios melhores de vida e resolução de problemas dos mais variados tipos e o Seminário do IPTSP intenta promover a curiosidade humana na busca por respostas, que se ancoram no raciocínio lógico, na observação, na interação e na experimentação. E isso vai desde as relações interpessoais até o meio ambiente, e só se faz sentido, se houver compromisso social. Portanto, considere-se convidado(a) para 22° edição do Seminário do IPTSP, e lembre-se a Ciência raramente avança em passos lógicos, simples, geralmente as descobertas podem ser feitas, simultaneamente, por cientistas, pesquisadores que trabalham de forma independente, porém quase todos os avanços dependem de trabalhos de outros e ainda de teorias anteriores. Parafraseando o grande físico Sir Isaac Newton (1643 - 1727) "Se vi mais longe, foi por estar de pé sobre ombros de gigantes" referindo-se a Galileu Galilei (1564 - 1642), o pai do método científico e da ciência moderna.
De forma habitual, o Seminário acontece em conjunto com a 15° Semana de Biotecnologia, a 4° Semana de Fisioterapia e a Semana de Pós-graduação (PPGMTSP ; PPGBRPH/ PPGSC), ampliando assim, as oportunidades de troca de experiências e fortalecendo a interdisciplinaridade. Com uma abordagem multicêntrica, a programação contempla temas que atravessam a biotecnologia, fisioterapia, medicina tropical, biologia, relação parasito-hospedeiro e saúde coletiva, reunindo pesquisadores, docentes, estudantes e profissionais interessados em refletir sobre os caminhos atuais da ciência e sua contribuição para a promoção da saúde única.